fundo parallax

Dia de Campo apresenta a Fazenda São João, de Passo Fundo

Sábado é Dia de campo de criadores de búfalos em Passo Fundo
Sábado é Dia de campo de criadores de búfalos em Passo Fundo
21 de setembro de 2017
Reunião e palestra encerram ano da Ascribu
4 de dezembro de 2017

O ótimo trabalho realizado na Fazenda São João, em Passo Fundo (RS), no desenvolvimento de búfalos, foi apresentado no Dia de Campo no último dia 23 de setembro, em parceria com a Associação Sulina de Criadores de Búfalos – Ascribu. Roçadeira biológica, melhoradora dos índices de fertilidade do solo e sequestro de carbono foram alguns dos pontos apresentados no evento, que contou com a presença de muitos interessados.

Com 230 hectares, divididos entre pecuária, lavoura e árvores, a Fazenda São João destina 60 hectares para a exploração de leite e pasto, com produção média de 4.900 litros de leite por dia, além de sistema de cria e recria de 410 cabeças de gado holandês e 120 de búfalo.

De maio a agosto, 180 hectares da lavoura de soja e milho são destinados à produção de leite, recria de novilhas e terminação de 30 búfalos que abatidos no final do último mês com, aproximadamente, 450kg e 18 meses de idade. Potreiros mantidos com alta lotação, apresentam acréscimo de matéria orgânica de 2,5% a 3%, com sequestro de 40T de carbono/ha no perfil de 20cm de solo em 1 hectare. A infiltração de água de chuva é superior à de florestas.

O Dia de Campo teve a participação de 130 pessoas, entre criadores de búfalos do Brasil e da Argentina, alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Passo Fundo (UPF), Instituto Técnico da Fronteira Oeste e de Sertão, e representantes do Banco do Brasil. O evento contou, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Sicredi, Embrapa, Emater, Syngenta e das cooperativas Cotrijal, Cotapel e Cooperbúfalo.