fundo parallax

III Simpósio Gaúcho supera as expectativas

Ascribu e Emater firmam Acordo de Cooperação
24 de maio de 2017
Bufalos na Expointer 2017
Búfalos na Expointer 2017
16 de agosto de 2017

O evento que reuniu inúmeros criadores e representantes de entidades ligadas à bubalinocultura, na última sexta-feira no auditório da UFRGS - Campus Agronomia, teve boa repercussão e resultados positivos, segundo o diretor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos, Renato Amaral.

Os temas abordados instigaram o público, onde trocas de experiências e as condições ideais de criação dos búfalos foram pontos de bom debate. O ciclo de palestras começou com os professores da UFRGS Harold Ospina Patino (especialista em nutrição de ruminantes), Rafael Gomes Dionello (diretor da Estação Experimental Agronômica da UFRGS, especialista em produção vegetal) e Carlos Alberto Bissani (diretor da Faculdade de Agronomia, especialista em solo).

Em seguida, Renato Amaral apresentou as perspectivas da criação de búfalos no Brasil e a sócia da GenSys Consultores Associados, Fernanda Varnieri Brito, explanou sobre Endogamia, Conceito, Consequências e Controle. Ao final da manhã,o especialista em fitotecnia Carlos Nabinger abordou sobre o potencial da exploração pecuária em capim nativo com bovinos e bubalinos.

À tarde, os técnicos da Secretaria da Agricultura Carla Lehugeur e Richard Alves apresentaram dados sobre o rebanho gaúcho de búfalos e de abates em frigoríficos habilitados. A última palestra, ministrada por Daniel Sanson, trouxe as novidades e possibilidades do mercado de hambúrgueres no estado.

A Ascribu estima que o simpósio teve um público aproximado de 90 participantes, o que também proporcionou o aumento no quadro de associados. Eventos como este estimulam ainda mais a união entre os criadores e fortalece a presença da criação de búfalos no Rio Grande do Sul.

Veja as fotos do evento no nosso Facebook.