fundo parallax

Saiba como foi o IV Simpósio Gaúcho de Criadores de Búfalos

UFRGS recebe doação de animais para a Estação Experimental Agronômica. Foto: Gustavo Diehl
UFRGS recebe doação de animais para a Estação Experimental Agronômica
6 de junho de 2018
Programa AgroBand destaca o búfalo
Programa AgroBand destaca o búfalo gaúcho
6 de julho de 2018

Promovido pela Ascribu em parceria com a UFRGS, o IV Simpósio Gaúcho de Criadores de Búfalos ocorreu na última sexta-feira (08). Criadores, representantes de entidades ligadas à bubalinocultura, professores e estudantes compareceram ao auditório do Campus Agronomia da UFRGS para presenciar um dia inteiro de palestras e participar de perguntas e respostas.

O ciclo de palestras que abriu o dia teve a presença dos professores da UFRGS Harold Ospina Patino (especialista em nutrição de ruminantes), Rafael Gomes Dionello (diretor da Estação Experimental Agronômica da UFRGS, especialista em produção vegetal) e Carlos Alberto Bissani (diretor da Faculdade de Agronomia, especialista em solo).

Durante a manhã, os presentes tiveram a oportunidade de assistir e tirar suas dúvidas com Danielle Guimarães, que falou sobre Mercado de Carne Bovina e Cenário Econômico Brasileiro. As cadeias produtivas e comerciais dos búfalos foram debatidas com Otávio Bernardes, da Fazenda Paineiras do Ingaí (São Paulo, SP). A manhã foi finalizada com a fala de José Renato Ribeiro, da Agência de Defesa Agropecuária do Amapá, que falou sobre o búfalo no Amapá, sede do próximo Encontro Brasileiro de Criadores de Búfalos

Após o intervalo do almoço, onde os presentes puderam saborear hambúrgueres com carne de búfalo e queijo Cooperbúfalo, Fábio Pimentel, da Fazenda Montezuma (São Paulo, SP) apresentou sobre a Cadeia Produtiva do Leite de Búfala: Uma Experiência em Verticalização. Seguindo, Carlos Llano , diretor da Associação Argentina de Criadores de Búfalos (Fazenda La Providencia, Argentina) abordou a Produção de Búfalos na Argentina. Em seguida, Guilherme Minssen, da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará, apresentou sobre Brasil com “B” de Búfalos. Para finalizar, o encerramento contou com a presença de Harold Ospina Patiño e Delfino Beck Barbosa.

Todas as palestras foram transmitidas ao vivo pelo página da Ascribu no Facebook e estão disponíveis para a consulta. O evento cumpriu a promessa de estimular e ampliar a união entre criadores e pesquisadores, fortalecendo a criação de búfalos no Rio Grande do Sul.