fundo parallax

Carta aos criadores de búfalos

Ascribu comemora 40 anos
Ascribu celebra 40 anos de trajetória
19 de setembro de 2018
Ascribu promove treinamento com emater búfalos
ASCRIBU promove treinamento para os extensionistas da Emater
21 de dezembro de 2018

Caro Criador:
 
Há 40 anos, a Associação Sulina de Criadores de Búfalos trabalha no fomento, na promoção e no desenvolvimento da criação do búfalo. Assim, congrega e dá suporte aos criadores gaúchos, esclarecendo dúvidas e desmistificando esse animal incrível, colaborando para o crescimento dessa cultura. Hoje, já somos mais de mil produtores e mais de 80 mil cabeças de búfalos espalhados por todas as regiões do Rio Grande do Sul.
 
Nos últimos anos, a ASCRIBU, através dos seus dirigentes, criou e desenvolveu inúmeras ações e projetos no intuito de fomentar e dar visibilidade à carne e ao leite de búfalo, entre eles:
 
– Projeto “Conhecendo o Búfalo Gaúcho”, com dias de campo em Alegrete, São Borja, Rosário do Sul, Viamão, Taquara, Passo Fundo e Pelotas;
 
Simpósio Gaúcho de Criadores de Búfalos, parceria ASCRIBU e UFRGS;
 
– Inserção do búfalo na internet (blog e site) e nas mídias sociais, através da criação do Facebook e Instagram;
 
– Doação de exemplares de búfalos para a Estação Experimental da UFRGS em Eldorado do Sul, com o objetivo de desenvolver pesquisas sobre manejo e nutrição voltadas ao pampa gaúcho;
 
– Realização de Leilão de Fêmeas Jovens e a criação da Bolsa do Búfalo;
 
– Parcerias de Fomento do Búfalo Gaúcho com a EMATER;
 
– Cursos de Formação em Manejo do Búfalo e em Desossa de Búfalo;
 
– Parceria mercadológica estabelecida com o Frigorífico Frigozatto, que colocou no mercado cortes de carne de búfalo jovem e vem trabalhando na divulgação junto ao consumidor. Esse mesmo frigorífico criou um programa de integração, que estabelece parcerias, tanto com o criador de terneiro quanto com os terminadores, possibilitando o desenvolvimento do novilho búfalo jovem;
 
Presença na Expointer 2018, com festividades dos 40 anos da Associação, prestigiada por mais de 40 produtores em diferentes estados, bem como a presença de produtores da Costa Rica, Colômbia e Argentina.
 
Apesar do avanço da bubalinocultura no estado, temos que fazer muito mais. Precisamos de você, criador, junto nessa caminhada, para fazer com que cada consumidor, cada dona de casa e cada restaurante tenha acesso ao queijo e carne de búfalo e saiba suas qualidades e benefícios à saúde. Temos que levar a cada produtor rural a informação que essa atividade é uma alternativa de produção rentável e ambientalmente sustentável.
 
Por isso, criador, procure conhecer a ASCRIBU, associe-se e faça parte desse importante momento que a bubalinocultura está passando no nosso estado. Com a tua participação, colocaremos o leite e a carne de búfalo no lugar que eles merecem, assim como já ocorre em diversos países da América do Sul e Central, onde leite, queijos e carnes deste tipo possuem uma remuneração acima das demais.
 
Caso tenham interesse, entrem em contato comigo pelo telefone e WhatsApp (55)99978-4874 ou pelo email contato@ascribu.com.br.
 
Cordialmente,
Regis Gonçalves – Presidente