Caro Criador:
Há 40 anos, a Associação Sulina de Criadores de Búfalos trabalha no fomento, na promoção e no desenvolvimento da criação do búfalo. Assim, congrega e dá suporte aos criadores gaúchos, esclarecendo dúvidas e desmistificando esse animal incrível, colaborando para o crescimento dessa cultura. Hoje, já somos mais de mil produtores e mais de 80 mil cabeças de búfalos espalhados por todas as regiões do Rio Grande do Sul.
Nos últimos anos, a ASCRIBU, através dos seus dirigentes, criou e desenvolveu inúmeras ações e projetos no intuito de fomentar e dar visibilidade à carne e ao leite de búfalo, entre eles:
– Projeto “Conhecendo o Búfalo Gaúcho”, com dias de campo em Alegrete, São Borja, Rosário do Sul, Viamão, Taquara, Passo Fundo e Pelotas;
– Simpósio Gaúcho de Criadores de Búfalos, parceria ASCRIBU e UFRGS;
– Inserção do búfalo na internet (blog e site) e nas mídias sociais, através da criação do Facebook e Instagram;
– Doação de exemplares de búfalos para a Estação Experimental da UFRGS em Eldorado do Sul, com o objetivo de desenvolver pesquisas sobre manejo e nutrição voltadas ao pampa gaúcho;
– Realização de Leilão de Fêmeas Jovens e a criação da Bolsa do Búfalo;
– Parcerias de Fomento do Búfalo Gaúcho com a EMATER;
– Cursos de Formação em Manejo do Búfalo e em Desossa de Búfalo;
– Parceria mercadológica estabelecida com o Frigorífico Frigozatto, que colocou no mercado cortes de carne de búfalo jovem e vem trabalhando na divulgação junto ao consumidor. Esse mesmo frigorífico criou um programa de integração, que estabelece parcerias, tanto com o criador de terneiro quanto com os terminadores, possibilitando o desenvolvimento do novilho búfalo jovem;
– Presença na Expointer 2018, com festividades dos 40 anos da Associação, prestigiada por mais de 40 produtores em diferentes estados, bem como a presença de produtores da Costa Rica, Colômbia e Argentina.
Apesar do avanço da bubalinocultura no estado, temos que fazer muito mais. Precisamos de você, criador, junto nessa caminhada, para fazer com que cada consumidor, cada dona de casa e cada restaurante tenha acesso ao queijo e carne de búfalo e saiba suas qualidades e benefícios à saúde. Temos que levar a cada produtor rural a informação que essa atividade é uma alternativa de produção rentável e ambientalmente sustentável.
Por isso, criador, procure conhecer a ASCRIBU, associe-se e faça parte desse importante momento que a bubalinocultura está passando no nosso estado. Com a tua participação, colocaremos o leite e a carne de búfalo no lugar que eles merecem, assim como já ocorre em diversos países da América do Sul e Central, onde leite, queijos e carnes deste tipo possuem uma remuneração acima das demais.
Caso tenham interesse, entrem em contato comigo pelo telefone e WhatsApp (55)99978-4874 ou pelo email contato@ascribu.com.br.
Cordialmente,
Regis Gonçalves – Presidente