Vice-presidente da Ascribu divulga qualidades do búfalo no Guaíba Correio Rural

Reunião e palestra encerram ano da Ascribu
4 de dezembro de 2017
Entrevista presidente Ascribu programa Terra Sul
Programa Terra Sul entrevista presidente da Ascribu
19 de abril de 2018
Exibir tudo

 

O vice-presidente da Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu), João Gaspar de Almeida, participou da edição de sábado (27/01) do programa Guaíba Correio Rural, na Rádio Guaíba, apresentado pelo jornalista Lucas Rivas.

O dirigente da Ascribu, respondendo a uma pergunta de um ouvinte, destacou as qualidades da carne bubalina, dizendo ser menos calórica e com menor taxa de colesterol e com mais proteína, com base em dados científicos comprovados.

João Gaspar também comentou sobre o fato de o búfalo sofrer menos com carrapato, mal que está afetando gravemente o rebanho bovino gaúcho atualmente. Em 30 anos como criador, na região de Uruguaiana, ele informou ter perdido apenas um animal por carrapato.

O representante da Ascribu elencou ainda o leite de boa qualidade, que origina a famosa mozarela de búfala, a atuação do animal como verdadeira “roçadeira” em campos infestados por capim anoni, a adaptação da espécie às áreas de banhados e à resposta dócil dada ao correto manejo.

Também participaram do programa da Guaíba, produzido por Otto Bede, o professor da UFRGS José Fernando Piva Lobato, a presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS), Angelica Zollin, e o diretor da corretora de seguros Tovese, Otávio Simch.